O que esperar de 2022 na área da saúde?

O setor da saúde é um dos mais dinâmicos do planeta. Essencial, ele segue se adaptando aos avanços tecnológicos e se transforma para atender as demandas da área rapidamente. A pandemia do Covid-19 intensificou ainda mais esse processo, tornando urgente, por exemplo, a necessidade de teleconsultas e o uso de Big Data para colher e analisar dados médicos em larga escala.

Hoje já se sabe que investir em saúde é positivo para as pessoas, sociedade, governo e economia. Um relatório do Fórum Econômico Mundial com a Universidade de Harvard demonstrou que a Índia perderá US$ 4,58 Trilhões de dólares de 2012 a 2030 devido a doenças não transmissíveis e transtornos mentais. Investindo em saúde as pessoas ganham qualidade de vida e os governos cortam custos. Sendo possível investir desde já com as ferramentas que a sociedade já usa.

As tendências na área da Saúde para 2022 envolvem a tecnologia e assim será pelos próximos anos. A inteligência artificial por exemplo, traz benefícios como: sistema de triagem rápido e eficaz, softwares ágeis e integrativos e diagnósticos muito mais assertivos. Dessa forma, se tornando um investimento que pode gerar muito retorno nesse setor.

Saindo do processo dos consultórios e indo para a palma da mão dos pacientes, cada vez mais os smartphones serão utilizados para demandas relacionadas à saúde, seja conectar pacientes com profissionais por meio de plataformas, acessar exames, históricos, monitorar atividades por meio de aplicativos ou registrar prontuários, o celular e os tablets são ferramentas indispensáveis nesse processo. Tecnologias vestíveis como smartwatches também estão dentro dessa perspectiva.

Além disso, atualmente as pessoas podem acessar provas sociais facilmente em sites como Doctoralia e Facebook. O que torna o relacionamento com o cliente e a presença digital das clínicas e profissionais cada vez mais essencial.

Falando em uma escala macro, o Big Data, termo que diz respeito aos dados e às ferramentas para gestão desses dados, está a serviço da saúde para diagnóstico, investigação clínica e farmacêutica, personalizando o atendimento ao paciente e fornecendo informações cada vez mais precisas. Além de gerenciar custos operacionais, dados relacionados a exames e tratamentos, o Big Data gera informações sobre condições de saúde de populações ou grupos de pessoas, por exemplo.

Tendo em vista os exemplos citados anteriormente, o profissional do futuro deve não somente se adaptar às tecnologias, mas entender o que está acontecendo no mundo para poder visualizar o futuro do seu negócio. Consultórios odontológicos são empresas que prestam serviços de saúde, e como qualquer outra empresa, devem buscar inovação e estar atentos às tendências do mercado.